Os Sumérios - A primeira Grande Civilização da Mesopotâmia

A primeira e grande civilização da Mesopotâmia foram os Sumérios, que viveram no sul entre 4.100 a 1.750 a.C. A estrutura política da Suméria consistia em cidades-estado independentes. Cada cidade era governada de forma independente, pelos nobres e por uma classe de sacerdotes muito influente. O rei controlava o exército e indicava os juízes, que tinham o poder de solucionar litígios e punir crimes, sendo que as penas incluíam amputação de membros e morte na forca ou fogueira, algo bem comum para aquela época.



Eles são conhecidos por serem os construtores dos grandes zigurates, que inclusive, a Torre de Babel foi inspirada nas construções desses famosos zigurates. A Torre de Babel não tinha a forma arredondada, mas sim, piramidal.


    Zigurate de Ur no atual Iraque


    Ruínas da antiga cidade de Ur com o Zigurate ao fundo


ECONOMIA
Os sumérios foram os primeiros a criarem um sistema de irrigação. Um sistema de engenharia hidráulica que permitia coletar as águas dos rios Eufrates e Tigre para usá-las na agricultura. As técnicas de irrigação dos sumérios previam a construção de barragens e canais. Sem esse tipo de conhecimento, não teria sido possível ocupar regiões mais secas da Baixa Mesopotâmia. Nessa época ainda não havia moeda em formato de metal. Com isso, a economia funcionava em forma de trocas. Os mesopotâmicos faziam negócios com os egípcios, por exemplo. 




CULTURA
Os sumérios desenvolveram músicas bem elaboradas, esculpiam em mármore, madeira e produziam esculturas de bronze. Eram grandes artesãos.






ESCRITA CUNEIFORME
A principal contribuição dos sumérios no meio cultural, foi a escrita. Foram os primeiros a criarem um sistema de escrita chamado de cuneiforme. A escrita cuneiforme eram feitas com pequenos objetos em forma de cunha e usavam tabuletas de argila para registrar os símbolos. Mais tarde, os povos babilônios, assírios e os hititas adotaram esse sistema de escrita criada pelos sumérios. Contudo, apesar de os símbolos serem os mesmos, os significados eram diferentes.



Alguns historiadores dizem que, a maioria dos escritos em cuneiforme, eram assuntos do cotidiano, principalmente sobre questões econômicas. As tábuas de argila tinham sido usadas para registrar o trânsito de bens, como ovelhas, grãos e jarras de mel. 

Assim, as primeiras tábuas podem ter sido feitas com impressões das próprias peças sobre a argila ainda mole. E os antigos contadores logo se deram conta de que seria mais simples fazer marcas nelas com uma lâmina, em forma de cunha. Então, a escritura cuneiforme era uma símbolo em forma de cunha. 

Ela resolveu duas questões ao mesmo tempo. As tábuas de árgila adornadas com a primeira escrita abstrata do mundo não haviam sido usadas para escrever poesia ou enviar mensagens a lugares remotos. Foram empregadas para fazer contas - e também para elaborar os primeiros contratos.


RELIGIÃO - DEUSES

ENLIL
Na mesopotâmia, todas as cidades-estados eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deuses. Os sumérios, por exemplo, centrava sua adoração nas divindades chamada de Anunnaki, que de acordo com alguns historiadores, seriam descendentes do deus sumério do céu, chamado Anu, com sua esposa, a deusa da terra Ki. Ademais, a origem da palavra Anunnaki provem da língua suméria, cujo significado é “aqueles que vieram do céu”. Entretanto, para outro grupo de historiadores e teóricos dos deuses astronautas, os Anunnaki seriam na verdade seres que vieram de outras galáxias. Cujo objetivo era organizar a raça humana em uma sociedade. Ou seja, desenvolver um Estado hierárquico, com códigos, leis, escrita, metodologia nas construções, entre outros. A figura central era o deus Enlil. Porém, haviam outras entidades como por exemplo, o deus enki.


ENKI




Comentários