A Expressão "Abracadabra" no Judaísmo

A expressão abracadabra no judaísmo

A enigmática palavra “Abracadabra”, vulgarmente utilizada pelos mágicos em suas apresentações públicas, é uma antiga fórmula aramaica (hebraico antigo) extraída do misticismo judaico e da Cabala prática, aceita também nas diferentes culturas da Mesopotâmia. No antigo Oriente, berço da civilização, era comum acreditar que esta estranha palavra possuía poderes superiores, celestes, capazes de curar todo tipo de doenças.

São várias as possíveis origens da fórmula Abracadabra e a maior parte delas se remonta ao nome aramaico de um demônio. Outros acreditam que o nome deriva da palavra Abraxas, uma pedra utilizada no mundo antigo para rituais religiosos. Que eram Abraxas? Qual a função dos abraxas nos rituais mesopotâmicos? Estudando a etimologia do termo, vemos que se refere a uma palavra composta: em grego “abrós” significa “belo” e “são” representa o “Salvador”.

Uma segunda leitura, pouco verossímil, vincula o termo aramaico “ab” que significa “pai” ao verbo “bará” (Gen.1:1) que significa “criar”. Há nestas duas etimologias o fator divino personalizado num “pai-salvador”, e o fator humano representado na própria “beleza da criação”.

A primeira menção da palavra Abracadabra em textos, aparece num documento do século II atribuído ao médico romano Severus Sammonicus. Ele redigiu um tratado terapêutico de versos hexâmetros intitulado “Preceitos da Medicina”, onde ensina o modo correto de colocar os caracteres da palavra ABRACADABRA.

A fórmula seria a seguinte:

A B R A C A D A B R A
B R A C A D A B R A
R A C A D A B R 
A C A D A B R A
C A D A B R A
A D A B R A
D A B R A
A B R A
B R A
R A
A

Durante o tempo em que o paciente tinha contato com a fórmula, ele repetia, diariamente, as palavras: “que sejam combatidas as febres intermináveis, as fraquezas existentes e que todas as doenças mortais sejam afastadas com seu maravilhoso poder de cura”.

O teólogo cristão Wendelin de Tournay acreditava que as quatro primeiras letras do termo “Abracadabra” seriam as iniciais de AV, BEN, RUACH AKODESH, que na língua hebraica significa “Pai, Filho, Espírito Santo”.

AV
BEN
RUACH
AKODESH

Em outras palavras, segundo Wendelin, estaríamos na presença das Três Pessoas da Sagrada Trindade. Obviamente, os rabinos e talmudistas da época jamais aceitaram esta interpretação provocativa de cunho cristológico.

Resumindo, podemos afirmar que não há certeza acerca da verdadeira origem da fórmula Abracadabra, no entanto um fato resulta indiscutível: um número bastante considerável de expressões de raiz aramaica-hebraica, era utilizado pelos judeus de formas similares, para obter uma cura ou qualquer outro objetivo superior de caráter terapêutico. 

Fonte: Abracadabra no Judaísmo, GERAÇÕES BRASIL No 9, maio 2000, p. 14, 15).


Obs: Este artigo não fundamenta que essa seja a crença do autor da Gnosisteo. É mero informativo, assim como você pode ou não concordar. Fica a seu critério.

Artigo relacionado:

Comentários